Esse é o primeiro post da profícua série de posts DIY(Do It Yourself), "faça você mesmo". A história começou quando percebi que o LED do pino da trava da porta — no lado do motorista —, não acendia ao ativar o alarme. Sendo otimista, pensei que o LED havia queimado após 12 anos de operação. A primeira surpresa é ver como pequenas peças da construção de um carro podem ter tantos detalhes. Um simples pino de travamento da porta é formado por três partes e uma engenharia interessante.

Óbviamente, por ter um LED em seu interior, o pino da trava da porta do lado do motorista tem um par de fios e um conector para o chicote. Para minha surpresa, ao abrir a parte inferior do pino, descobri que havia uma solda desfeita.

O fio marrom estava desconectado da "perna" do led

Pra minha surpresa, aquela seta laranja no pino não era pintado, é uma peça.

Com certo trabalho, passei os fios pelo orifício do led para refazer a solda

Solda pronta. Agora é só retroceder os fios e remontar o pino.

Pino montado e led funcionando a partir de testes no conector

Bem, é isso. Pino recolocado na porta, conectado ao chicote e alarme testado. Pela primeira vez eu vi aquele LED vermelho acender ao ser acionado o Alarme. Pude perceber o comportamento do LED que fica acesso continuamente nos primeiros instantes após ativação do alarme, indicando a leitura do ultra-som do interior do veículo. Após esse instante inicial, o led começa a piscar de forma cadenciada.

Um abraço e até o próximo post.