Então galera, estava decidido a comprar um Scanner Automotivo para usar no GTI 16V. Inicialmente, preciso da ferramenta para tentar fazer o computador de bordo voltar a funcionar, e também para verificar alguma anomalia ou falhas presentes na injeção eletrônica. Grande parte desse trabalho de verificação será feito através da leitura em tempo real dos sensores e atuadores do sistema. Contemporâneos ao GTI 16V, existem dois modelos de Scanners utilizados pela Volkswagen mundo afora, o VAG 1551(bancada) e o VAG 1552(portátil).

VAG 1552, ferramenta de oficina VW
Scanner em ação.
O modelo VAG 1552 é portátil, e eu já tive a oportunidade de trabalhar com ele na minha breve história como mecânico de injeção eletrônica. Tempos áureos contados no post de abertura deste Blog.

Atualmente, existem dois modelos de Scanners de "baixo custo" no mercado que possuem todas as funções de um VAG1552: o Autel VAG405 e o MemoScan VAG5053.


Autel VAG405
Menus do Autel VAG405


MemoScan VAG5053
Menus - MemoScan VAG5053


Além da opção dos Scanners, temos a opção das interfaces OBDII=>Serial ou OBDII=>USB. A empresa americana Ross-Tech é a fabricante do software chamado VAG-COM, atualmente chamado VCDS. Esse software foi desenvolvido para transformar um computador comum em um avançado Scanner VAG. Hoje existem várias interfaces genéricas de baixo custo fabricadas na China que podem ser usadas com versões antigas do software VAG-COM( 311 e 409 ). Elas são comumente chamadas "dumb interfaces" e servem para carros da VW/Audi/Seat/Skoda sem rede CAN. Segundo o site do fabricante, a versão recente do VCDS ( 805.3 ), só funciona com sua interface inteligente HEX-USB+CAN.

Minha preferência é pela compra de um Scanner embarcado, não me agrada a idéia de usar o Macbook para essa função — este é outro xodó. Eis que surgiu a oportunidade de trazer um Scanner da alemanhã através de uma amigo que viajará no meio do ano. Por esse motivo, decidi pela compra imediata de uma interface simples e barata até que meu Scanner chegue no Brasil. Pesquisei no Mercado Livre por: "scanner vag 409.1", e comprei a interface mais barata. Existem várias opções de interfaces VAG-COM no Mercado Livre, escolha um vendedor com bom preço e reputação, e boa sorte.
 
Chegada da interface pelo Sedex

O vendedor foi bem cuidadoso com a embalagem da interface

O software VAG-COM só funciona na plataforma Windows

Windows instalado no Macbook e interface testada no VAG-COM

Agora basta ir até o carro para fazer as leituras

O processo de instalação da interface no Windows foi bem simples, bastou conectar a interface na porta USB do Notebook e ela foi automaticamente detectada pelo Windows. Instalei os drivers que vieram no CD que acompanha o produto. Vale salientar que por se tratar de uma interface barata Made in China, ela não possui uma interface USB "verdadeira". Na verdade trata-se de um conversor Serial<=>Usb. Após instalados os drivers, foi criada uma nova porta Serial no computador, no meu caso, a COM3. 

Para verificar o real funcionamento do sistema ( Interface / Software ), somente com a interface conectada a tomada OBDII do carro e com a ignição ligada. Como já era tarde para ir até o estaleiro e testar o sistema, deixei para testá-la no decorrer da semana.  Farei os testes e tentarei gravar um vídeo para colocar aqui no Blog. Até lá, um abraço, e boa semana pra todos.