Pois é galera, problema do painel resolvido!

Depois de todo o trabalho do último post, fiquei de testar o chicote e a chegada do sinal do sensor do velocimetro na entrada do módulo de injeção. Porém, não foi preciso. Intrigado com o problema, fui estudar os esquemas elétricos do Gol GTI 16V. Lendo o esquema do painel que segue em foto, percebi a presença de três fusíveis de proteção elétrica do painel. Até ter conhecimento disso, em virtude do acendimento normal do painel, não passou pela minha cabeça a possibilidade de ser um fusível queimado. Após ler o esquema elétrico, sabendo que são três fusíveis distintos, a história muda. No esquema elétrico da caixa de fusíveis, o fusível S6 destacado na foto é fisicamente o F6. A segunda grande cilada que eu cai foi essa. Eu já havia percebido que esse fusível estava queimado — a luz interna de cortesia não funcionava. No desenho da tampa da caixa de fusíveis, o ícone também indicava que o fusível era da iluminação. Eu, com tantos problemas para resolver, não estava nem aí para consertar a iluminação interna do carro, e logo, não troquei o fusível por um de reserva. Nada melhor que o tempo para explicar o inexplicável. Ao tomar conhecimento que o mesmo fusível da iluminação interna também protegia parte do circuito do painel, corri para o carro para tirar a dúvida. E não deu outra, espetei o fusível novo, liguei o carro e... bumm, o painel voltou a funcionar. Não me contive, xinguei meia dúzia de palavrões bem bonitos e sorri como uma criança.

Esquema elétrico da caixa do conjunto dos instrumentos( painel )

Fiquei ali olhando para o painel funcionando por alguns minutos, desliguei o carro e subi feliz da vida para terminar de ver o Fantástico. Amanhã pretendo montar o painel do carro e iniciar a instalação do som. Agora, com o problema do painel resolvido, o trabalho toma um novo fôlego. Um abraço a todos.